Quais os principais desafios do homem moderno

O Homem e seus principais desafios no mundo moderno:

A sociedade dos tempos modernos cobra cada vez mais do ser humano. Precisamos fazer isso, ser aquilo, pensar de tal maneira e sentir de tal forma. As cobranças são tantas que os mais simples objetivos acabam se transformando em obstáculos a serem superados por jovens, crianças, mulheres e sim, os homens. Mas quais os principais desafios do homem moderno?

Realização pessoal e profissional.

É muito comum pensar que por ser do sexo masculino o indivíduo passa a ter poucos desafios a serem superados. Essa linha de raciocínio não está totalmente errada, afinal, a sociedade patriarcal e machista ainda é predominante e, de certa forma, acaba nos beneficiando.

Porém, os valores e cobranças feitas por essa mesma sociedade também prejudicam os homens, já que ao seguir o que imposto pelo seu meio social muitos acabam deixando de lado aquilo que realmente querem.

Isso é um fato que reflete em todos os ambitos da vida de uma pessoa, e tem um peso muito maior na área de realização pessoal e profissional.

Por exemplo, um homem hoje em dia tem que ser bem-sucedido, não importa a área em que atue. Seja ele um administrador de empresas, um chef, engenheiro ou jardineiro, não interessa, o sucesso profissional é uma meta obrigatória, e deve ser atingido, se possível, antes dos quarenta anos.

É claro que nem todos conseguem, afinal, os compromissos de uma vida adulta vão muito além da mandatória realização profissional e financeira. Isso faz com que muitos não se sintam capazes e se achem inferiores quando comparados a outros homens.

Esse fato também tem grande influência na realização pessoal do homem, que ao não atingir tal objetivo passa a se sentir desmotivado e com isso ganha somente mais um desafio para vencer nos tempos modernos: o de se manter motivado para atingir seus objetivos.

Trabalho e família.

Ainda que a realização profissional seja importante e figure como um dos principais desafios do homem moderno, ela acaba não fazendo parte da realidade de muitos, que assumem para si outros compromissos envolvendo o sustento da casa (trabalhando fora) e, simultaneamente, a liderança da família.

Esse malabarismo (trabalho e família) não é novidade e nem exclusividade do sexo masculino, afinal, grande parte das famílias brasileiras são lideradas e sustentadas por mulheres. Porém,  isso não faz com que esse deixe de ser mais um desafio (para ambos os sexos).

Se levarmos em conta o estresse diário causado por inúmeros fatores como: falta de tempo, correria, trânsito, a superlotação de transportes públicos, metas a serem alcançadas no trabalho, e que essa é a uma rotina constante para muitos, esse é um desafio a ser superado diariamente, o que exige muito do físico e também do psicológico, afinal, nenhum corpo e nenhuma mente (por mais forte que seja) aguenta tal pressão sem ser afetada pelo cansaço.

Cuidar da Saúde física e mental

Essas duas áreas podem ser consideradas as mais importantes na vida de qualquer ser humano. Afinal, se a nossa saúde física e mental não estiver bem, nós não estaremos em condições de trabalhar, estudar, namorar, deixando de realizar essas e muitas outras atividades essenciais no dia a dia.

O contraditório é que apesar de serem um dos aspectos mais importantes em nossas vidas, esses são também os últimos com os quais  o preocupamos. O que é, na verdade, um grande erro, pois não há como superar todos os desafios de um homem moderno sem estar com a cabeça e o corpo em ordem, correto?

Por isso, é muito importante o cuidar de si mesmo. E isso envolve coisas simples desde uma alimentação saudável, a prática de exercícios e também um tempo para relaxar, meditar, ou praticar qualquer outra atividade que beneficie a nossa mente.

 

Quer saber mais sobre os principais assuntos do homem moderno ou conhecer mais algum que não foi citado aqui? Clique aqui para conhecer o site  Fator Homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.